Terça-feira, 01 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Em comemoração aos 16 anos de fundação, Fapesb entrega Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico

Bahia

Em comemoração aos 16 anos de fundação, Fapesb entrega Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico

Em comemoração aos seus 16 anos de criação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) anunciou o vencedor da terceira edição do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico. [Leia mais...]

Em comemoração aos 16 anos de fundação, Fapesb entrega Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 30 de agosto de 2017 às 19:59

Em comemoração aos seus 16 anos de criação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) anunciou o vencedor da terceira edição do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico. O pesquisador Pedro Vasconcelos da Universidade Católica do Salvador, recebeu o prêmio nesta quarta-feira (30) pelas mãos do governador em exercício, João Leão.

Este ano, o prêmio contempla um pesquisador da área de ciências humanas e sociais, letras e artes. Pedro Vasconcelos, tem dois livros publicados e uma pesquisa em andamento, e recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra. Em sua terceira edição, o  prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho de pesquisadores, estimular o exercício da pesquisa científica e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável no estado.


O governador em exercício, João Leão, pontuou a "riqueza" de baianos com vocação para a ciência, tecnologia e inovação. “Nós temos um exemplo hoje do Dr. Roberto Santos, que dá nome ao prêmio e foi um desenvolvimentista. E hoje a Fapesb premia um pesquisador de primeira linha. A Bahia é um estado rico e precisa de boas cabeças que ajudem a levar o estado para frente”, disse.

Para o secretário da Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, o prêmio é mais um incentivo para as pesquisas. “São 16 anos da fundação da Fapesb, comemorando hoje com o prêmio para o professor Pedro, da Universidade Católica da Bahia. Certamente o desafio é permanente de fortalecer o sistema estadual de Ciência e Tecnologia e a Fapesb cumpre esse papel estratégico”, afirmou.

Segundo o presidente da Fapesb, Lázaro Cunha, a fundação já investiu, desde sua criação, R$ 443 milhões em projetos de pesquisas, beneficiou pesquisadores com 36 mil bolsas e ajudou empresas com projetos de subvenção no montante de cerca de mais R$ 70 milhões. “Então temos aí um legado considerável dessa fundação dando apoio às ações de Ciência, Tecnologia e Inovação na Bahia”, destacou.