Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Recordista de reclamações, Embasa maltrata baianos com série de problemas

Bahia

Recordista de reclamações, Embasa maltrata baianos com série de problemas

Tem sido cada vez mais difícil não associar as palavras “descaso”, “transtorno” e “problema” à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Salvador e cidades da Região Metropolitana. Somente da metade do mês de setembro para cá [Leia mais...]

Recordista de reclamações, Embasa maltrata baianos com série de problemas

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Gabriel Nascimento no dia 06 de outubro de 2017 às 10:14

Tem sido cada vez mais difícil não associar as palavras “descaso”, “transtorno” e “problema” à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Salvador e cidades da Região Metropolitana. Somente da metade do mês de setembro para cá, a Metrópole perdeu as contas de quantas reclamações recebeu. Grande parte dos clientes relata falta de água, mas há também quem critique a ausência de respostas e até mesmo — pasmem — água suja chegando às torneiras das casas, como no bairro de São Cristóvão.

A má qualidade do serviço prestado irritou até mesmo o governador Rui Costa (PT), que, em recente entrevista a Mário Kertész, admitiu “puxar a orelha” dos gestores. “A Embasa, como empresa, tem que se planejar. Tem que melhorar. Temos várias obras atrasadas da Embasa”, reclamou. Mas, pelo visto, nem a revolta do governador tem surtido efeito, já que os problemas continuam os mesmos de sempre.

Água até chega, mas é barrenta e suja
Em São Cristóvão, o que assusta é a qualidade. Não há filtro que retire a sujeira da água. Segundo uma moradora que preferiu não se identificar, o problema persiste há dois meses. “Não é todos os dias, mas é constante a gente ter essa água amarronzada na torneira. Não tem justificativa para vir assim constantemente”, contou.

Em Cajazeiras, o leitor Roque reclamou do descaso da empresa em relação a um vazamento de esgoto. “Colocaram uma placa cobrindo o buraco. Ninguém tava aguentando. Eles vinham, desentupiam, entupia de novo. Ficou 100% depois que a gente denunciou”, relatou.

“Eu já Cansei de ligar”
Já na Rua 5 de Novembro, no bairro do Rio Sena, os moradores enfrentaram três dias com torneiras secas, já que o fornecimento de água foi interrompido pela Embasa. “Cansei de ligar. Eles não resolvem e não têm previsão para voltar. Estamos sem água até para beber”, relatou Bárbara Silva.

A situação é semelhante à da Rua Caixa d’Água, em Alto de Coutos, onde a seca durou quatro dias. “Tava bem fraquinha [a água]. Um dia chega, o outro não chega. Temos que ter reservatório mesmo, senão, ficamos sem”, contou Reinaldo Araújo.

Embasa minimiza problemas
Pode parecer piada, mas, quando finalmente respondeu à Metrópole, a Embasa minimizou as denúncias de consumidores. Sobre a água barrenta de São Cristovão, a empresa afirmou não ter encontrado problemas na Rua São João, citada pela moradora que pediu anonimato. “Uma inspeção foi realizada no dia 2 de outubro. Técnicos visitaram três residências e não constataram alterações na qualidade da água”, declarou, em nota, recomendando que os denunciantes “liguem para o 0800 555 195 e informem endereço e número de matrícula da conta de água”. Já sobre o caso do Rio Sena, a empresa atribuiu a seca a vazamentos na rede. “Foram corrigidos e o fornecimento, regularizado”. A Embasa não explicou o motivo da interrupção no fornecimento em Alto de Coutos até o fechamento desta edição.