Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Pulverização com agrotóxicos causa intoxicação no Sul do estado

Bahia

Pulverização com agrotóxicos causa intoxicação no Sul do estado

Moradores contaram que sentiram sintomas como náusea, dor de cabeça, diarreia, olhos ardentes e lacrimejantes, e lábios dormentes após aplicações de agrotóxicos

Pulverização com agrotóxicos causa intoxicação no Sul do estado

Foto: Reprodução/Fio Cruz

Por: Tayane Rodrigues no dia 21 de julho de 2018 às 13:31

Estudantes de uma escola rural que fica próxima a uma plantação de eucalipto, no sul da Bahia, estão sendo intoxicados por causa do uso de agrotóxicos na pulverização do plantio, afirmou ontem a Human Rights Watch, ONG global de defesa dos direitos humanos. 

A denúncia está no relatório “Você não quer mais respirar veneno”, da ONG, que também relata a ocorrência nas proximidades de locais de trabalho e casas da zona rural de outras regiões do Brasil. 

A cidade onde ocorre o problema foi preservada, como forma de proteger os moradores, pois “muitos membros de comunidades temem sofrer represálias de grandes proprietários de terra com poder político e econômico caso denunciem as intoxicações ou defendam leis e regulamentações mais protetivas ao uso de agrotóxicos”, diz a instituição.

Os residentes da região contaram que sentiram sintomas como náusea, dor de cabeça, diarreia, olhos ardentes e lacrimejantes, e lábios dormentes após aplicações de agrotóxicos.

No dia 25 de junho foi aprovado o relatório do deputado Luiz Nishimori (PR-PR), que derruba restrições à aprovação e uso de agrotóxicos no Brasil, incluindo os mais perigosos, que tenham características teratogênicas ---causadoras de anomalias no útero e malformação no feto---, cancerígenas ou mutagênicas.