Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Relator do projeto dos agrotóxicos na Câmara é dono de empresas do setor

Mariagro Agricultura e a Nishimori Agricultura comercializam e prestam serviços relacionados a sementes, fertilizantes e "defensivos fitossanitários"

Relator do projeto dos agrotóxicos na Câmara é dono de empresas do setor

Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Câmara

Por: Matheus Simoni no dia 12 de julho de 2018 às 15:36

Relator do projeto de lei que flexibiliza regras para a liberação de agrotóxicos, o deputado Luiz Nishimori (PR-PR) é responsável por empresas que vendem venenos agrícolas. A informação foi divulgada pelo portal Congresso Em Foco.

As duas empresas têm sede em Marialva-PR. São elas a Mariagro Agricultura e a Nishimori Agricultura, que comercializam e prestam serviços relacionados a sementes, fertilizantes e "defensivos fitossanitários".

O nome é utilizado, segundo o site, para amenizar o peso negativo do termo "agrotóxicos". O parlamentar fez carreira como produtor de soja na região de Marialva antes de entrar na política.

Ambos os empreendimentos estão em nome de familiares de Nishimori: a mãe, a esposa e os filhos, de modo a não serem vinculados diretamente a ele. O deputado tampouco precisou listar as empresas na declaração de bens exigida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Questionado, Nishimori afirma que as empresas pararam de vender agrotóxicos "há muito tempo, uns 20, 30 anos". Confrontado pelo site com a informação da presença na lista de vendedores de agrotóxicos de 2014, há quatro anos, o parlamentar desconversou e quis encerrar a entrevista.

"Desde que entrei na política, em 2002, que não vende [agrotóxico].  Eu acho que vocês estão distorcendo", disse. "Minha vida pessoal não tem nada a ver com a atuação parlamentar", continuou o deputado.