Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Projetos de iniciação científica de estudantes da rede estadual da Bahia são premiados em feiras científicas

Bahia

Projetos de iniciação científica de estudantes da rede estadual da Bahia são premiados em feiras científicas

Um projeto ficou em 1º lugar na categoria Destaque em Inclusão Social na Feira Brasileira de Iniciação Científica e vai participar de uma feira científica na Argentina

Projetos de iniciação científica de estudantes da rede estadual da Bahia são premiados em feiras científicas

Foto: Divulgação

Por: Marina Hortélio no dia 22 de setembro de 2018 às 15:30

Projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos da rede estadual de ensino da Bahia, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado foram premiados na 14ª edição da FENECITE (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia), em Recife, e na 3ª edição da FEBIC (Feira Brasileira de Iniciação Científica), em Jaraguá do Sul (SC).

O primeiro lugar na categoria Destaque em Inclusão Social na FEBIC ficou com os estudantes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, localizado no bairro Barreiro, em Alagoinhas, no nordeste baiano. Orientado pela professora Maria de Lourdes Ramos, o projeto “Da Escola para o Mundo – Potencializando Saberes” foi criado pelas alunas do curso técnico em Recursos Humanos Adrielle Bispo dos Santos, Islaine Medeiros Souza, e Tailane Menezes. O grupo recebeu o prêmio e o credenciamento para participar de uma feira científica na Argentina, em 2019.

Na FENECITE, em Recife, o projeto "As nascentes do Rio das Mulheres: cuidar para não morrer" das estudantes Brizza Mota Correia e Bruna Palmeira Santos, que cursam o Colégio Estadual Eurides Santana, localizado em Poções, no centro-sul baiano, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas. A professora de Geografia Lucineide Santos Dias foi a orientadora do trabalho.

Outro projeto baiano ficou com o 2º lugar na categoria Ciências Agrárias da FENACITE. O "Irrigador automático carregado através de uma bomba hidráulica (IACABH)" foi criado pelas estudantes Gabriela da Silva e Raiane Damascena da Paixão, do Centro Estadual de Educação Profissão em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, localizado no município de Ilhéus, no extremo-sul baiano.