Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Jornalista e escritor de Barreiras lança quarta edição de livro sobre a política no interior do Brasil

Bahia

Jornalista e escritor de Barreiras lança quarta edição de livro sobre a política no interior do Brasil

Para Roberto de Sena, é fundamental que as pessoas passem a observar o chamado “Brasil profundo”

Jornalista e escritor de Barreiras lança quarta edição de livro sobre a política no interior do Brasil

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Daniel Brito no dia 07 de dezembro de 2018 às 09:29

Autor do livro “O jegue que virou celebridade”, o jornalista, blogueiro e escritor Roberto de Sena falou hoje (7), em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, sobre a importância de entender como a política funciona no chamado "Brasil profundo".

Lançado em 2011, com sua quarta edição neste ano, o livro, cuja história poderá ser transformada em filme, fala sobre o funcionamento da política no interior do Brasil, caracterizada pela presença do coronelismo em grande parte das cidades.

“No interior, boa parte das pessoas só tem uma fonte empregadora, que é a prefeitura. Então, elas se digladiam para conquistar cargos. Os que ficam de fora, viram oposição. Dentro desse contexto, acontecem coisas muito interessantes para nós que observamos como as coisas funcionam. Quem conhece política no interior, sabe como funcionam as jogadas que fazem parte do cenário”, disse.

Natural de Barreiras, Sena disse que a maioria das cidades da região oeste da Bahia ainda não atingiu um grau aceitável de desenvolvimento social. “Apesar de alguns avanços, como a implantação de universidades públicas, a região ainda precisa de alguns investimentos para alcançar um desenvolvimento melhor”, acrescentou.

Para o autor, é fundamental que as pessoas passem a observar o “Brasil profundo”. “É muito importante voltar os olhos para onde as coisas realmente acontecem. Nele, as pessoas ainda vivem em condições difíceis e precárias, onde o desenvolvimento tecnológico ainda não chegou. Muitas cidades da nossa região ainda não têm acesso a telefone celular, por exemplo”, pontuou.