Bahia

Lama misteriosa aparece em praias de Nova Viçosa e afeta economia da cidade

Moradores acreditam que o caso tem relação com um processo de dragagem feito por uma empresa da região

[Lama misteriosa aparece em praias de Nova Viçosa e afeta economia da cidade]
Foto : Reprodução / TV Bahia

Por Juliana Rodrigues no dia 07 de Dezembro de 2018 ⋅ 13:40

Uma grande quantidade de lama tem aparecido misteriosamente nas praias de Nova Viçosa, no extremo sul do estado. O problema, que ainda não tem causa determinada, começou há alguns meses e tem afetado a economia do município, que é baseada na pesca e no turismo. Segundo o G1, a prefeitura da cidade apura o caso.

Moradores da cidade acreditam que a lama é resultado da dragagem do Canal do Tomba, em Caravelas, feita pela empresa Fibria há 14 anos, sempre entre os meses de novembro e março. O procedimento tem o objetivo de facilitar a circulação da barcaça, navio de fundo plano feito para o transporte de mercadorias pesadas, que escoa a produção de eucalipto da região para o estado do Espírito Santo.

Em nota, a empresa Fibria disse que a dragagem no canal não tem relação com as lamas da praia de Nova Viçosa. A empresa ainda informou que realiza um monitoramento da água do mar, e que o problema pode ser causado por mudanças climáticas.

A Prefeitura de Nova Viçosa informou que uma comissão foi formada com a empresa, a Câmara de Vereadores e comunidades, com o objetivo de encontrar uma solução para o problema.

 

Notícias relacionadas