Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Duas grandes manchas de óleo se aproximam da Bahia

Bahia

Duas grandes manchas de óleo se aproximam da Bahia

Especialistas da Ufba frisaram que apesar de juntas as manchas terem quase 25 km², a tendência é que ela se fragmente

Duas grandes manchas de óleo se aproximam da Bahia

Foto: Divulgação/Inema

Por: Adelia Felix no dia 11 de outubro de 2019 às 17:43

Duas novas manchas de óleo, uma de 21,6 km² e outra de 3,3 km², foram identificadas por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em alto mar e seguindo em direção a costa da Bahia. As informações foram publicadas pelo jornal Correio.

Segundo o professor da Ufba, Pablo Santos, as manchas estão a cerca de 100 km da costa, entre o Litoral Norte da Bahia e o Sul de Sergipe. Ele é especialista em sensoriamento remoto e contou que o petróleo cru foi identificado por um satélite da União Europeia, às 7h55 desta sexta-feira (11).

“Isso foi às 7h55. Ela já deve ter se deslocado. Como ela está em uma área onde há constância de nuvens não é possível monitorar com imagens de satélite de sensoriamento remoto passivo. É preciso que o satélite tenha radar porque o radar penetra na nuvem e chega até a superfície do oceano. É um radar da União Europeia, mas os dados são de uso comum”, afirmou.

Até esta sexta, seis praias de Salvador já registraram a presença de óleo e 20 kg foram retirados das areias pela Limpurb. O Ibama informou que vai averiguar se procede as informações levantadas pelo satélite.

As informações foram repassadas para o grupo de pesquisa em oceanografia da Ufba do professor Guilherme Lessa. Doutor em ciências marinhas, ele disse que não é possível dizer quando exatamente elas devem atingir as praias. Os especialistas da Ufba frisaram que apesar de juntas as manchas terem quase 25 km², a tendência é que ela se fragmente à medida que se aproximar da costa por conta da força dos ventos e das ondas.