Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Rio Pojuca é atingido por ao menos 800 kg de óleo

Material foi retirado em ação de limpeza no local, feita por voluntários e agentes da Defesa Civil, no último final de semana

Rio Pojuca é atingido por ao menos 800 kg de óleo

Foto: Pedro Aciolly

Por: Juliana Almirante no dia 15 de outubro de 2019 às 07:40

O manguezal do Rio Pojuca, na região da praia de Itacimirim, localizada no município de Camaçari, foi atingido por ao menos 800 kg do óleo que tem atingido o litoral nordestino. 

De acordo com o Correio, o material foi retirado em ação de limpeza no local, feita por voluntários e agentes da Defesa Civil, no último final de semana. A prefeitura de Camaçari monitora diariamente as áreas de risco na cidade. 

O engenheiro Arthur Sehbe, responsável pela convocação dos grupos de trabalho, disse que quer estabelecer uma equipe de comunicação, de Itacaré a Mangue Seco.

A iniciativa pretende conectar pescadores, surfistas e moradores locais para informar sobre a chegada do óleo. Quem quiser integrar o grupo deve entrar em contato com ele pelo Instagram @arthursehbe.

O coordenador geral da Defesa Civil de Camaçari,  Ivanaldo Soares, disse que alguns caranguejos já morreram devido à contaminação com o óleo.

Ele relata que a limpeza do local é dificultada com a maré. As equipes só conseguem trabalhar com a maré baixa e assim, o trabalho só acaba por volta das 13h.

Soares avalia que é necessário investir em ações de prevenção para que os resíduos não cheguem até o mangue. “Tem que se estudar a possibilidade de barreiras. Essa questão das barreiras já foi levantada pelo técnicos e dependerá muito da verba do governo federal, de quem é o problema”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Camaçari.