
Bahia
Em 4º dia de incêndios na Chapada, voluntários pedem ajuda com doações
Diante dos focos de incêndio e a propagação do fogo florestal, nos últimos dias, na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, um grupo de voluntários da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL) promoveu a campanha "#chapadasemchamas". Eles pedem ajuda de doações para o grupo que segue em alerta, durante 24 horas, para tentar solucionar a situação de emergência do local. [Leia mais...]

Foto: Dimitri Cerqueira / Metropress
Diante dos focos de incêndio e a propagação do fogo florestal, nos últimos dias, na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, um grupo de voluntários da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL) promoveu a campanha "#chapadasemchamas". Eles pedem ajuda de doações para o grupo que segue em alerta, durante 24 horas, para tentar solucionar a situação de emergência do local.
Ao Metro1, a voluntária e coordenadora da campanha, Marta Ferreira, afirmou que a equipe, com cerca de 70 pessoas, precisa de ajuda com alimentação; água; equipamentos que eles usam para o combate como, botas e abafador; ou dinheiro. "Por conta da proporção, o fogo está fora de controle e os voluntários ficam se revesando. Os recursos são insuficientes para conter todo o estrago e para manter o mínimo de estrutura para eles. Precisamos de mais", desabafou neste domingo (15), quarto dia de incêndio no local.
O governo chegou a enviar mais um helicóptero, na sexta-feira (13), com bombeiros e brigadistas, e agentes do Ibama também estiveram no local para ajudar no combate. O fogo já consumiu mais de 2 mil hectares. O incêndio atinge áreas em Ibicioara; parte do norte do Parque, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras; e no Morro Branco, no Vale do Capão. A devastação também chegou a atingir os próprios equipamentos de combate, como um carro dos bombeiros que foi consumido pelas chamas. Um vídeo foi gravado pelo diagramador do Jornal da Metrópole, Dimitri Cerqueira, e mostra a destruição causada pelo fogo na região de mata fechada.
Ontem (14), um suspeito de atear o fogo no local, foi preso em flagrante e encaminhado à 13ª Coordenadoria da Polícia Civil, em Seabra. De acorco com um agente policial, Gildásio Miranda Silva, oriundo da cidade de Mucugê, ficará custodiado na unidade à disposição da justiça até que as investigações sejam concluídas.
Quem preferir ajudar com dinheiro, pode fazer transferência ou depósito para a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis. O CNPJ é: 07.087.037/0001-48; a Agência do Banco do Brasil: 0251-8 e a Conta Corrente: 12619-5. Quem for fazer outro tipo de doação pode entrar em contato com Marta Ferreira no celular (75) 9 98573161.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.