Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

PF desarticula quadrilha especializada em fraudes contra bancos em Feira de Santana

Bahia

PF desarticula quadrilha especializada em fraudes contra bancos em Feira de Santana

Mandados são cumpridos em Feira de Santana, Salvador, Santa Bárbara e Catu, além de Fortaleza, no Ceará

PF desarticula quadrilha especializada em fraudes contra bancos em Feira de Santana

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 04 de dezembro de 2019 às 09:20

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (4), a Operação Assepticus que desarticulou uma organização criminosa atuante na região de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, especializada em fraudes contra instituições bancárias.

Cerca de 100 policiais federais cumprem oito mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca nas cidades de Feira de Santana, Salvador, Santa Bárbara e Catu, todas na Bahia, além de Fortaleza, no Ceará, expedidos pela 1º Vara Federal de Feira de Santana.

Segundo a PF, as investigações iniciaram a partir de provas e colaborações premiadas obtidas na Operação Ali Babá, deflagrada em julho de 2016, e apontam a participação de servidores públicos e despachantes em desvios que superam os dez milhões de reais. 

Conforme apurado, os investigados forjavam contratos sociais e outros documentos com dados falsos, simulando a existência de faturamentos e rendimentos de grande monta, que, com a conivência de funcionários das instituições financeiras, possibilitavam a obtenção de empréstimos vultosos que jamais eram quitados. 

Os suspeitos responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato, corrupção ativa e passiva, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.