Bahia

Tele Coronavírus recebe mais de 6 mil ligações em três dias de operação

Serviço está disponível pelo telefone gratuito 155

[Tele Coronavírus recebe mais de 6 mil ligações em três dias de operação]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 27 de Março de 2020 ⋅ 13:40

O Tele Coronavírus, serviço operado pelo governo da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), já recebeu mais de seis mil ligações desde terça (24), quando iniciou as operações.

A informação é da pesquisadora da Fiocruz e otorrinolaringologista Viviane Boaventura, que comanda o projeto. "Nós começamos na terça à tarde, ontem e hoje foram dias completos. A gente teve cerca de 3 mil ligações recebidas por dia", disse Viviane, em entrevista à TV Bahia.

O Tele Coronavírus, que está disponível pelo telefone 155, oferece atendimento para triagem a distância, além de tirar dúvidas sobre o vírus. O objetivo é evitar que pessoas com sintomas leves se desloquem para os centros de saúde e se exponham mais.

Ainda segundo Viviane, é importante deixar que as unidades de saúde estejam voltadas para as pessoas com sintomas mais graves, que realmente precisam do atendimento presencial.

"A maioria das pessoas tem sintomas mais leves, a maioria recebe a orientação de não se deslocar, porque acaba diminuindo, que é a nossa intenção, a circulação de pessoas doentes e também a disseminação da doença", explicou.

O serviço é resultado de uma parceria entre Governo do Estado, Universidade Federal da Bahia e Fiocruz. Mais de 1.200 estudantes de medicina aderiram voluntariamente ao Tele Coronavírus. Para cada grupo de 20 estudantes, há a supervisão de um médico.

Notícias relacionadas