Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Cada vez melhor! Rádio Metrópole completa 20 anos

Bahia

Cada vez melhor! Rádio Metrópole completa 20 anos

A vantagem é que podemos, sim, celebrar de pertinho, entrando na casa de cada um, com a intimidade que nos é peculiar

Cada vez melhor! Rádio Metrópole completa 20 anos

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: James Martins no dia 03 de abril de 2020 às 06:54

O ano 2000, aquele em que a Rádio Metrópole nasceu, chegou com a possibilidade de uma pane virtual que ameaçaria a civilização: mas o bug do milênio deu xabu! 

Neste 2020, comemoramos duas décadas em plena pandemia de coronavírus. Ante a ameaça real, porém, encaramos com ainda mais seriedade nossa função civilizadora, trocando a festa por muito trabalho para levar informação, conscientização e (por que não?) entretenimento aos nossos ouvintes. E fazendo disso a nossa própria festa. 

A vantagem é que podemos, sim, celebrar de pertinho, entrando na casa de cada um, com a intimidade que nos é peculiar, mas mantendo a segurança. Basta passar álcool em gel no rádio, no celular, no computador. “Aqui todo mundo fala e todo mundo ouve (e agora também todo mundo vê)”, vale a pena repetir o bordão, pois, embora tudo esteja diferente neste 3 de abril, em nosso relacionamento nada mudou. E, justamente por isso, estamos todos de parabéns, pois não existiríamos sem vocês.

Essencial em meio à crise – Desde que Mário Kertész teve a sacada de mudar o perfil da FM, levando informação e análises em vez de música (“Não queria um mero vitrolão”, lembra), a história do rádio na Bahia também mudou.

Nada disso, porém, altera nossa necessidade perene de aperfeiçoamento e= também estamos aproveitando a quarentena nesse sentido, testando novas possibilidades de interação com o público e os entrevistados, e mesmo com nossos colaboradores. “Nós realizamos um serviço essencial, tanto quanto o da área de Saúde, por exemplo, e não podemos fraquejar nessa hora”, disse MK, que, aos 76 anos, está no ar por até mais tempo que em dias normais.

A rádio que faz parte da história – Nesses 20 anos, vivemos muitos momentos bons e ruins, acompanhamos eleições e campeonatos de futebol, ampliamos nossos veículos, pautamos o noticiário nacional, revelamos talentos do jornalismo e até mesmo ouvintes se tornaram famosos em nossa programação. 

Atônitos, como todos, com o momento atual, esperamos no futuro olhar para esse dia com distanciamento histórico. Hoje, porém, apagamos nossa velinha sem soprar (!) e nos esforçamos por fazer de nossa parte na história motivo de orgulho.

Leia mais:

Metrópole, 20 anos: 'Vamos manter altiva a nossa voz', diz MK