Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Editorial

Metrópole, 20 anos: 'Vamos manter altiva a nossa voz', diz MK

Em comentário, Mário Kertész celebrou o aniversário da rádio que trouxe inovação, revelou talentos e se manteve como o espaço onde todo mundo fala e todo mundo ouve

Metrópole, 20 anos: 'Vamos manter altiva a nossa voz', diz MK

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: Metro1 no dia 03 de abril de 2020 às 08:20

O comentário de Mário Kertész, na manhã de hoje (3), foi dedicado aos 20 anos da Rádio Metrópole. Fundada em 3 de abril de 2000 e originada da antiga Rádio Cidade, a 'radinha' nasceu com a proposta de ser uma FM exclusivamente jornalística e falada, algo que não existia no dial baiano até então. A irreverência, a pluralidade e a proximidade com os ouvintes se tornaram marcas da Metrópole desde o primeiro dia.

"Quero homenagear os grandes e inspiradores trabalhadores que ajudaram a concretizar essa ideia extremamente ousada e até muito criticada na época. Em primeiro lugar, meu irmão Eduardo, de saudosa memória. A David Raw, um dos homens mais inteligentes e que mais contribuiu para o rádio e a televisão no Brasil. (...) Nós passamos a pensar em fazer uma rádio AM transmitida em frequência de FM. Nessa época, além de Chico, meu filho querido, que já trabalhava comigo, Mariana, minha filha, que na época tinha 20 anos de idade, defendeu essa posição. 'Meu pai, vamos fazer uma rádio totalmente falada'. Chico ainda ficou meio 'assim', mas depois ele aderiu, e tem sido, e é o grande esteio de tudo, criando inclusive a Macaco Gordo", recordou.

MK também ressaltou a vocação da Metrópole para inovar nos mais diversos aspectos, tendo sido uma das primeiras emissoras a transmitir pela internet, e falou sobre como a rádio se tornou também uma "escola" de profissionais. "Essa rádio existe por conta do clima que ela criou e da adesão, da paixão que desenvolveu em todos que trabalharam e trabalham nela. Ela se transformou em uma grande escola. Tem gente hoje em todos os lugares, trabalhando fora daqui, fazendo sucesso em outras rádios e televisões", observou.

Segundo MK, a situação da pandemia do coronavírus alterou os planos de comemorar o vigésimo aniversário da Rádio Metrópole junto aos ouvintes, mas ele garante que tudo isso será transformado em trabalho, determinação e solidariedade. "Vamos manter altiva a nossa voz", afirmou.

Ouça o comentário completo: