
Bahia
Mais dois aviões e um helicóptero vão ajudar no combate ao incêndio na Chapada
O Governo do Estado contratou mais dois aviões e um helicóptero, por meio da Secretaria do meio Ambiente, para apoiar no combate aos incêndios na Chapada Diamantina. Hoje, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem fogo conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), outros dois helicópteros e quatro aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água). [Leia mais...]

Foto: Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis
O Governo do Estado contratou mais dois aviões e um helicóptero, por meio da Secretaria do meio Ambiente, para reforçar o combate aos incêndios na Chapada Diamantina. Atualmente, a operação, coordenada pelo programa Bahia Sem fogo, conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, oito peritos, quatro veículos tracionados (4×4), outros dois helicópteros e quatro aviões modelo air tractors, capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água.
Moradores da região do Vale do Capão relataram ao Metro1, nesta sexta-feira (11), a piora da situação nesta localidade. Fabíola Cotrim, coordenadora do do Bahia Sem Fogo e perita em incêndios florestais, diz garantir toda a estrutura, entre aeronaves, equipamentos e veículos, que está sendo utilizada para fortalecer as ações de combate, como o transporte dos brigadistas voluntários aos locais mais distantes.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, quatro trilhas estão interditadas no Parque Nacional da Chapada Diamantina, área de responsabilidade do Governo Federal. São elas a Cachoeira da fumaça, Fumacinha, Véu de Noiva e Buracão. As equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo, coordenada pela Sema e executada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), estão concentradas no monitoramento e combate de focos no Vale do Capão, Ibicoara e Pindobaçu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.