Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Caso Carrefour 'merece atenção da sociedade brasileira', diz presidente do MP Democrático

Brasil

Caso Carrefour 'merece atenção da sociedade brasileira', diz presidente do MP Democrático

Para Ricardo Prado, julgamento pode ser levado a júri popular: 'É uma tragédia muito grande'

Caso Carrefour 'merece atenção da sociedade brasileira', diz presidente do MP Democrático

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 27 de novembro de 2020 às 09:29


O presidente do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), Ricardo Prado Pires de Campos, comentou o assassinato João Alberto, homem negro de 40 anos, que foi espancado até a morte por dois seguranças brancos, na última quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, no Carrefour em Porto Alegre. Em entrevista a Mário Kertész hoje (27), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, o jurista afirmou que a Justiça não pode ser inerte em casos como esse.

"É uma tragédia muito grande. A gente vê isso tudo com muita tristeza. Acreditamos que é preciso tomar providências para que esse tipo de situação não volte a se repetir, além de ter que reparar na medida do possível. A vida não é possível recuperar mais, mas é preciso tomar as medidas necessárias para confortar a família, reparar a sociedade dessa tragédia e punir aqueles que participaram desta tragédia. É um caso que merece muita atenção da sociedade brasileira", afirmou Prado.

Ainda de acordo com o ex-procurador Ministério Público de São Paulo, é necessário punir também quem colaborou com assassinato. Ele cita o papel da fiscal do Carrefour, que também foi presa pela polícia gaúcha. "O que você tem são duas situações diferentes: uma é a da fiscal, que parece que tinha certa autoridade sobre os agressores e responderia pelo setor de segurança; e outra é a atitude das pessoas que ficaram assistindo. São duas situações, para o direito, diferentes. No caso da fiscal que poderia ter interferido, na qual ela fez menção que outras pessoas interferissem, ela foi presa como participante do crime de homicídio. Realmente isso é possível. Em nossa legislação, não são autores do crime apenas as pessoas que fazem a ação, mas também aquelas pessoas que colaboraram com esse comportamento", disse o presidente do MPD

Na avaliação de Ricardo Prado, a tentativa de associar a imagem de João Alberto a um criminoso é uma alternativa que pode ser considerada desrespeitosa se for adotada pela defesa dos acusados. "Essa sempre é a técnica da defesa. Ela vai procurar diminuir a gravidade do evento e vai buscar acontecimentos que teriam ocorrido na data, como também fatos pretéritos que poderiam desmerecer a vítima. A gente viu isso em questão de estupro recente, vemos isso em acusações de homicídio. Infelizmente, falta até um pouco de respeito nesse tipo de técnica de defesa. O que é importante ressaltar é que os crimes de homicídio são julgados inclusive pela sociedade. Esse caso, muito provavelmente, vai a júri. Se for a júri, quem vai julgar é o cidadão comum", declarou.