Ministério da Saúde avalia fazer evento para celebrar início da vacinação contra Covid-19
A ideia é aproveitar o ato para vacinar um idoso e um profissional de saúde
![Ministério da Saúde avalia fazer evento para celebrar início da vacinação contra Covid-19 [Ministério da Saúde avalia fazer evento para celebrar início da vacinação contra Covid-19]](https://www.metro1.com.br/noticias/102114,ministerio-da-saude-avalia-fazer-evento-para-celebrar-inicio-da-vacinacao-contra-covid-19-3.jpg)
Por Stephanie Suerdieck no dia 13 de Janeiro de 2021 ⋅ 16:01
O Ministério da Saúde avalia marcar o início da imunização contra a Covid para a próxima terça-feira (19) em um evento no Palácio do Planalto, com a presença de governadores. Segundo a Folha de S. Paulo, a agenda, no entanto, ainda não foi confirmada. A ideia é aproveitar o ato para vacinar um idoso e um profissional de saúde.
A escolha da data ocorre após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informar que deve decidir no domingo sobre a liberação para uso emergencial de vacinas contra a Covid. Dois pedidos estão sendo analisados para esse aval. O primeiro foi feito pelo Instituto Butantan, para o uso de 6 milhões de doses da vacina Coronavac que foram importadas da China ainda no ano passado. Já o segundo pedido foi feito pela Fiocruz, que pede autorização para uso de 2 milhões de doses da chamada vacina de Oxford, previstas para serem importadas da Índia nos próximos dias.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vem enfrentando críticas por não dar uma previsão exata para o início da imunização, citando que deverá ocorrer no "dia D" e na "hora H". A opção por fazer a cerimônia é avaliada pelo Ministério da Saúde. Pelo lado do Planalto, no entanto, ainda há dúvida sobre a realização do evento.