'Não acredito que o Enem irá piorar a pandemia', diz Ministro da Educação
Milton Ribeiro defendeu os protocolos de saúde utilizados; exame é realizado na tarde deste domingo (17)
!['Não acredito que o Enem irá piorar a pandemia', diz Ministro da Educação ['Não acredito que o Enem irá piorar a pandemia', diz Ministro da Educação]](https://www.metro1.com.br/noticias/102266,nao-acredito-que-o-enem-ira-piorar-a-pandemia-diz-ministro-da-educacao-3.jpg)
Por Luciana Freire no dia 17 de Janeiro de 2021 ⋅ 14:00
O ministro da educação, Milton Ribeiro, declarou hoje (17) que “não acredita” que a realização do Enem irá piorar a pandemia de coronavírus em curso no Brasil. A aplicação do exame acontece na tarde deste domingo.
"A gente não sabe o futuro, mas não acredito que irá piorar. Não só o Enem [pode piorar a pandemia]. Você andou de avião esses dias? Existe toda uma regra, mas você senta ao lado da pessoa no embarque. O que pensamos é que os cuidados estão sendo tomados. Os portões foram abertos meia hora mais cedo para evitar aglomeração, e não podíamos dispensar o Enem de novo, porque os alunos mais pobres é os que seriam mais prejudicados", declarou o ministro no final desta manhã, em Curitiba.
Ribeiro usou como argumento a lei 12.711/2012, que reserva 50% das vagas em universidades públicas para alunos oriundos de escolas públicas, e que isso compensaria eventuais problemas de estudantes que tiveram dificuldades em acompanhar aulas remotas em 2020.