Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Com câncer metastático, Bruno Covas tem quadro considerado irreversível

De acordo com boletim médico, prefeito de São Paulo está acompanhado da família

Com câncer metastático, Bruno Covas tem quadro considerado irreversível

Foto: Governo do Estado de São Paulo/ Agência Brasil

Por: Cristiele França no dia 15 de maio de 2021 às 08:32

O quadro clínico do prefeito da capital paulista, Bruno Covas, agravou-se acentuadamente ontem (14) e, segundo boletim médico, é considerado irreversível. Covas, que está internado no hospital Sírio-Libanês em um quarto acompanhado pela família, recebe sedativos. “O Prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica. Neste momento, encontra-se no quarto acompanhado de seus familiares”, diz o texto do boletim médico do Sírio-Libanês, divulgado pela Agência Brasil.

Bruno Covas sofre de um câncer metastático e o quadro de saúde dele começou a piorar no dia 2 de maio, quando os médicos descobriram um sangramento no local do tumor inicial. No mesmo dia, antes de ser intubado, ele encaminhou à Câmara Municipal um pedido de afastamento do cargo por um período de 30 dias para dar prosseguimento ao seu tratamento contra o câncer. O cargo de prefeito passou então a ser assumido por seu vice, Ricardo Nunes. No dia seguinte, o sangramento foi estancado e ele foi extubado, mas seguiu internado no Hospital Sírio-Libanês, sem previsão de alta. Alguns dias depois, em 6 de maio, ele passou por uma sessão de radioterapia para controlar um sangramento residual no estômago.

Covas foi diagnosticado com um adenocarcinoma em outubro de 2019, um câncer na região da cárdia, entre o esôfago e o estômago, com metástase no fígado e uma lesão nos linfonodos. Após o diagnóstico, ele iniciou um tratamento de quatro meses de quimioterapia.