Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Vacina da Pfizer não foi causa provável de morte de adolescente, diz governo de SP

Brasil

Vacina da Pfizer não foi causa provável de morte de adolescente, diz governo de SP

Análise feita por 70 profissionais em conjunto concluiu que a morte foi consequência de uma doença autoimune rara

Vacina da Pfizer não foi causa provável de morte de adolescente, diz governo de SP

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 17 de setembro de 2021 às 18:55

A Secretaria da Saúde de São Paulo chegou a conclusão nesta sexta (17) que a vacina da Pfizer não foi a causa provável da morte de uma adolescente de 16 anos em São Bernardo do Campo (SP), mas sim uma doença autoimune.

A jovem morreu no último dia 2, sete dias após receber o imunizante contra a Covid-19. Na quinta (16), o governo Jair Bolsonaro usou o caso como justificativa para suspender a orientação sobre vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra o novo coronavírus.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a dizer em coletiva que mães não deveriam levar "suas crianças" para vacinar "sem autorização da Anvisa" —embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tenha mantido a orientação de uso da Pfizer em adolescentes sem comorbidades.

"As análises técnicas indicam que não é a vacina a causa provável do óbito e sim a doença identificada com base no quadro clínico e em exames complementares, denominada púrpura trombótica trombocitopênica (PPT)", diz o governo paulista, que irá submeter os resultados à Anvisa.

De acordo com a secretaria, a doença autoimune é rara e grave, e não há nenhum relato até o momento que aponte o quadro como evento adverso ligado ao imunizante da Pfizer.

A análise divulgada nesta sexta foi feita por 70 profissionais e reuniu especialistas em hematologia, cardiologia e infectologia, além de atuantes em centros de referência para imunobiológicos especiais do estado. Também colaboraram especialistas dos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo.

“As vacinas em uso no país são seguras, mas eventos adversos pós-vacinação podem acontecer. Na maioria das vezes, são coincidentes, sem relação causal com a vacinação. Quando acontecem, precisam ser cuidadosamente avaliados”, afirma o infectologista Eder Gatti, que coordenou a investigação.