Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Corpo de segunda criança yanomami 'sugada e cuspida' por draga é encontrado em Roraima

Brasil

Corpo de segunda criança yanomami 'sugada e cuspida' por draga é encontrado em Roraima

As duas crianças, de 5 e 7 anos, brincavam no rio Uraricuera, nas proximidades de onde funciona um garimpo ilegal

Corpo de segunda criança yanomami 'sugada e cuspida' por draga é encontrado em Roraima

Foto: Divulgação/Hutukara

Por: Metro1 no dia 15 de outubro de 2021 às 14:36

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima localizou na tarde de quinta-feira (14) o corpo da segunda criança yanomami vítima de afogamento na região do Parima, município de Alto Alegre. A primeira foi localizada pela comunidade ainda na terça-feira, quando o caso foi divulgado pela Hutukara Associação Yanomami.

Segunda as lideranças indígenas, as duas crianças, de 5 e 7 anos, brincavam no rio Uraricuera, nas proximidades de onde funciona um garimpo ilegal. De acordo com o relato, eles estavam na parte rasa do rio, próximos a uma balsa do garimpo, quando foram "sugadas e cuspidas" pela ação de uma draga do garimpo, equipamento que suga a terra e é usado na extração dos minérios. Com isso, as crianças foram arrastadas pela correnteza.

“A morte das duas crianças Yanomami é mais um triste resultado da presença do garimpo na Terra Indígena Yanomami (TIY), que segue invadida por mais de 20 mil garimpeiros”, diz a nota da Hutukara Associação Yanomami sobre o acidente fatal.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana acionou a Funai (Fundação Nacional do Índio) e o Corpo de Bombeiros para se deslocarem ao local na busca pelos corpos.Também enviou um ofício ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami solicitando um voo urgente para o local do acidente.