Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Chuvas intensas em MG deixam 145 cidades em situação de emergência

Brasil

Chuvas intensas em MG deixam 145 cidades em situação de emergência

No município de Raposos, mais da metade da população foi afetada pelas inundações

Chuvas intensas em MG deixam 145 cidades em situação de emergência

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Por: Metro1 no dia 10 de janeiro de 2022 às 17:31

O estado de Minas Gerais está com 145 municípios em situação de emergência devido às intensas chuvas que atingem a região neste início de ano. As informações são do boletim mais recente da Defesa Civil do estado.

Desde outubro do ano passado, as chuvas foram responsáveis por nove mortes em Minas — os óbitos decorrentes da tragédia em Capitólio não serão computados nesse balanço até o fim das investigações. Além disso, 13.734 pessoas tiveram que deixar suas casas temporariamente e 3.409 ficaram desabrigadas.

Em Belo Horizonte, uma mulher de 42 anos morreu na manhã deste domingo (9) soterrada após o desabamento de sua casa, segundo a Defesa Civil.

Na cidade de Dores de Guanhães, a 200 km da capital, uma pessoa morreu no início da noite de domingo em decorrência de um deslizamento e ainda há pessoas soterradas.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), durante o fim de semana e até a manhã de segunda-feira, choveu de forma contínua em grande parte do estado. A região metropolitana de Belo Horizonte e as regiões central e oeste de Minas foram as mais atingidas.

Na capital mineira, entre sexta (7) e esta segunda (10), foi registrado um volume de 381,6 milímetros de chuva, segundo o instituto. Entre sábado e domingo, o número chegou a mais de 200 milímetros em 24 horas.