Quarta-feira, 18 de maio de 2022

Brasil

Principal proteção durante a pandemia, vacina no Brasil completa um ano

Agora, o Brasil tem 78,3% dos habitantes com alguma dose e 68,6% com as duas doses. Ainda de acordo com o ranking do Our World in Data, o Brasil é o 54º em percentuais de população vacinada

Principal proteção durante a pandemia, vacina no Brasil completa um ano

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 17 de janeiro de 2022 às 11:06

Há exatamente um ano, a enfermeira Mônica Calazans recebia a primeira dose de um imunizante contra a Covid-19 aplicada no Brasil. O evento aconteceu em São Paulo e foi organizado pelo governador do estado, João Doria (PSDB). 

Quando a primeira dose foi aplicada no Brasil, 49 outros países já tinham iniciado a vacinação, de acordo com o Our World in Data. Na époica, a média móvel de vítimas da doença passava das 900 por dia, e 23 estados tinham mais de 60% dos leitos de pacientes graves da doença ocupados no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Agora, o Brasil tem 78,3% dos habitantes com alguma dose e 68,6% com as duas doses. Ainda de acordo com o ranking do Our World in Data, o Brasil é o 54º em percentuais de população vacinada. De acordo com o Vacinômetro, do Ministério da Saúde, o imunizante mais usado no país é o da AstraZeneca, em 37,5% das pessoas vacinadas. Em seguida, vem a Pfizer, com 33,7%. A CoronaVac foi aplicada em 27,3% dos vacinados e a Janssen, em 1,6%.

Principal proteção durante a pandemia, vacina no Brasil completa um ano - Metro 1