Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Após aval da Anac, iFood prepara expansão de delivery com drone no Brasil

Agência concedeu primeira autorização para entregas comerciais nesta sexta (21)

 Após aval da Anac, iFood prepara expansão de delivery com drone no Brasil

Foto: Divulgação Ifood

Por: Metro1 no dia 21 de janeiro de 2022 às 20:50

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) concedeu nesta sexta (21) à fabricante Speedbird Aero a primeira autorização para delivery de produtos com drone no Brasil. A empresa tem parceria com o iFood, segundo a plataforma de entrega.

De acordo com a Anac, a medida "permite que as entregas com drones se tornem uma realidade no país, para transportar alimentos e outros produtos". Os drones podem levar cargas de até 2,5 kg em uma distância de 3 km, até mesmo em regiões urbanas.

Segundo o iFood, a entrega por drones requer territórios específicos, como, por exemplo, em Aracaju, que atravessa um rio e conecta dois municípios.

De acordo com a Folha de São Paulo, o primeiro certificado foi obtido em 2020 com voos experimentais no Shopping Iguatemi de Campinas (SP), com mais de 300 entregas de 20 restaurantes parceiros. No ano passado, foi feita uma experiência em Sergipe em um trajeto de 2,8 km atravessando o rio Sergipe, desde o Shopping RioMar Aracaju até o município Barra dos Coqueiros.

A empresa afirma que, agora, com a autorização para uso comercial, começa a planejar a expansão da tecnologia para outras cidades. O modelo ainda será tratado como complementar ao trabalho dos entregadores, ou seja, não será aplicado em ampla escala e volume se comparado ao modelo de operação tradicional. O entregador é quem pega o pedido vindo por drone no droneport, o local de pouso das aeronaves, e leva até o cliente.