Quarta-feira, 06 de julho de 2022

Brasil

Loja online usa tática do 'fishing', comum a golpistas, para atrair clientes com promoções

O Metro1 tentou contato com o Extra para explicar a prática, que não deu retorno até o momento de publicação desta nota

Loja online usa tática do 'fishing', comum a golpistas, para atrair clientes com promoções

Foto: Reprodução

Por: Maria Clara Andrade no dia 11 de maio de 2022 às 12:36

Atualizada às 10h38

O que você faria ao receber um e-mail com o assunto "Seu pedido foi confirmado" de uma loja, sem ter realizado nenhuma compra? O impulso mais comum seria abrir o e-mail e descobrir do que se trata. Essa tática é chamada de "fishing" ou "pescaria", em tradução livre, e é comumente usada por golpistas para atrair usuários a clicarem em links suspeitos. 

A surpresa de um publicitário de 40 anos, no entanto, foi receber um e-mail do tipo enviado por uma conta oficial do Extra. Ao clicar, surgiu um banner repleto de promoções do supermercado, com links redirecionando para o site do Extra.

O publicitário, que preferiu não se identificar, critica o uso dessa tática por lojas oficiais, já que elas deveriam ser aliadas do consumidor na tentativa de evitar esses golpes. "No dia que ele te mandar uma mensagem séria, você não vai acreditar", pondera.

O Metro1 tentou contato com o Extra para explicar a prática. Na primeira tentativa, a assessoria que presta atendimento disse que só cuidava dos supermercados físicos, por ser pertencente a um outro grupo, e não poderia responder sobre o assunto,  indicando uma outra assessoria. Esta, por sua vez, não deu retorno até o momento de publicação desta nota.

Loja online usa tática do 'fishing', comum a golpistas, para atrair clientes com promoções - Metro 1