Brasil
Entra em vigor nova regra de aposentadoria que muda cálculo a cada dois anos
Durante coletiva realizada nesta quinta-feira (18), o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, afirmou que a nova fórmula de cálculo da aposentadoria do governo leva em conta o envelhecimento da população brasileira para ajudar a dar sustentabilidade à previdência social. [Leia mais...]
Foto: Antonio Cruz/ Agência Câmara
Durante coletiva realizada nesta quinta-feira (18), o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, afirmou que a nova fórmula de cálculo da aposentadoria do governo leva em conta o envelhecimento da população brasileira para ajudar a dar sustentabilidade à previdência social. O ministro admitiu que a nova norma colabora na sustentabilidade da Previdência apenas em curto prazo e informou que o governo continuará discutindo outras saídas em debates sobre a aposentadoria com empresários e sindicatos.
A fórmula anunciada somará o tempo de contribuição e idade para definir quando o trabalhador poderá solicitar o benefício integral que será corrigido a cada dois anos para seguir as mudanças da expectativa de vida dos brasileiros. A regra tem como base a fórmula 85/95. É realizada a soma da idade com o tempo de contribuição até alcançar 85 – 30 anos de contribuição mais 55 anos de idade – para as mulheres e 95 para os homens – 35 anos de contribuição mais 60 anos de idade. A partir de 2017, o cálculo será ampliado de um ponto a cada dois anos até chegar a 90/100, no ano de 2022.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.