Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Mortalidade de corais em Alagoas ultrapassa 50%, aponta pesquisa

Brasil

Mortalidade de corais em Alagoas ultrapassa 50%, aponta pesquisa

Situação é causada por aumento da temperatura dos oceanos, com aquecimento global

Mortalidade de corais em Alagoas ultrapassa 50%, aponta pesquisa

Foto: Reprodução/Freepik

Por: Metro1 no dia 21 de julho de 2022 às 16:40

Um estudo de pesquisadores do Peld Costa dos Corais Alagoas e Projeto Conservação Recifal (PCR) constatou uma alta mortalidade de corais em Alagoas, na região Nordeste, por causa do aumento da temperatura dos oceanos, com o aquecimento global. A informação é do O Globo.

Três espécies em especial foram afetadas: millepora braziliensis, millepora alcicornis (corais de fogo) e mussismilia harttii (coral cérebro). A mortalidade da primeira espécie chegou a 100%, enquanto que os corais de fogo tiveram mortalidade de até 55% e o coral cérebro com mortalidade de 27%. As espécies de corais são relevantes para o equilíbrio do ambiente, pois servem como habitat para peixes e constroem recifes.

Em maio de 2020, o estresse dos corais na APA chegou a 12, o maior acúmulo por calor da série histórica, que começou em 1985. Valores acima de 4 na unidade de medida degree heating week (DHW) causam o branqueamento de 30% a 40% dos corais. O branqueamento, por si só, não causa a morte dos corais como efeito imediato, segundo os pesquisadores, mas indica mudanças na temperatura de mares e oceanos. Boa parte não sobreviveram.

Os pesquisadores acreditam que o derramamento de óleo no litoral do Nordeste, vindo de um petroleiro grego em 2019, também pode ter contribuído para a situação atual. Uma das regiões mais afetadas foi a Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte de Alagoas.