Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

"Escravidão no Brasil foi tão cruel quanto a americana", diz Laurentino Gomes

Brasil

"Escravidão no Brasil foi tão cruel quanto a americana", diz Laurentino Gomes

Segundo jornalista, 'Brasil criou mito de que escravidão brasileira foi boazinha"

"Escravidão no Brasil foi tão cruel quanto a americana", diz Laurentino Gomes

Foto: Reprodução/YouTube Portal Metro1

Por: Gabriel Amorim | Adele Robichez no dia 08 de agosto de 2022 às 11:06

Em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metropole, o jornalista e escritor Laurentino Gomes comentou, nesta segunda-feira (8), o lançamento do seu novo livro, o terceiro volume da obra ‘Escravidão”. Durante a conversa, o especialista ressaltou a crueldade que foi a escravidão no país, atenuada no imaginário brasileiro.

“O Brasil criou o mito de que a escravidão brasileira foi boazinha, patriarcal, benévola, e que o resultado foi uma grande e exemplar democracia racial. Quando você estuda os documentos históricos, você observa que a escravidão no Brasil foi tão cruel quanto a americana”, afirmou Gomes.

O jornalista falou também sobre o legado da escravidão no Brasil. “Temos um Brasil injusto, desigual, de relações escravocratas. Qualquer pessoa que tenha um olhar honesto sobre o Brasil deveria se incomodar profundamente, não deveria dormir em paz a noite”, declarou.

“Quando nós realmente dermos oportunidade para que todos os brasileiros se realizem nós vamos ter um país rico, mais desenvolvido, com mais ciência, tecnologia e inovação. Enquanto tivermos um país segregado vai ter uma pequena parcela da população que usufrui e um mar de excluídos embaixo”, observou Laurentino Gomes.