Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lava Jato: PF cumpre novos mandados e investiga fraudes em obras de ferrovias

Brasil

Lava Jato: PF cumpre novos mandados e investiga fraudes em obras de ferrovias

Desde o começo desta sexta-feira (26) mais uma operação, baseada em informações que surgiram a partir das investigações, é realizada. Desta vez, os agentes estão no Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal para cumprir mandados judiciais. [Leia mais...]

Lava Jato: PF cumpre novos mandados e investiga fraudes em obras de ferrovias

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Por: Camila Tíssia no dia 26 de fevereiro de 2016 às 07:27

O esquema de corrupção na Petrobras parece não dar trégua para a Polícia Federal (PF). Desde o começo desta sexta-feira (26) mais uma operação, baseada em informações que surgiram a partir das investigações, é realizada. Desta vez, os agentes estão no Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal para cumprir 7 mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir à delegacia prestar depoimento) e 44 de busca e apreensão.

De acordo com a polícia, a operação foi nomeada de "O Recebedor", e investiga a suspeita de um pagamento de propina nas obras das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste. Também são investigados crimes de cartel e lavagem de dinheiro fruto de superfaturamento de obras públicas.

A operação de hoje é o segundo desmembramento da Lava Jato e o nome é uma referência à defesa apresentada por um dos investigados em apuração anterior chamada Caso Trem Pagador, em 2012. Nela, os advogados alegaram que se o trem era pagador, o alvo não tinha sido o recebedor. Todos os investigados responderão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.