
Brasil
Em nova operação, PF cumpre mandados contra PMs do DF suspeitos de omissão em ataque golpista
A 12ª fase da ''Operação Lesa Pátria'' cumpre dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão referentes aos atos golpistas realizados no dia 8 de janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (23) mais etapa da operação contra as pessoas suspeitas de envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Os alvos da 12ª fase batizada de ''Operação Lesa Pátria'' são policiais militares do Distrito Federal suspeitos de omissão.
Dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) serão cumpridos. Um dos investigados é o major Flávio Silvestre de Alencar, que já havia sido preso em fase anterior da apuração, de acordo com informações obtidas pelo jornal Folha de S., Paulo. No dia dos atos antidemocráticos, ele era o responsável pelo batalhão que cobria a região da Esplanada dos Ministérios.
Os crimes apurados pela investigação incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas dos números de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.