
Brasil
Brasil levará ao menos 12 ministros para COP28; país vai cobrar por fundo de conservação para florestas
Conferência climática da ONU terá início na próxima quinta-feira (30) em Dubai, nos Emirados Árabes

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Para a COP28, conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) que inicia na próxima quinta-feira (30), o Brasil deverá levar ao menos 12 ministros do governo, entre eles Fernando Haddad, da Fazenda, Marina Silva, do Meio Ambiente e também Rui Costa, da Casa Civil. Neste ano o evento está marcado para acontecer em Dubai.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática e também o de Relações Exteriores, o Brasil pretende negociar que países adotem metas para que seja possível limitar o aquecimento global em 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Além disso, o país irá fazer a cobrança de promessas assumidas como o fundo para conservação de florestas. A comitiva vai buscar a destinação de US$100 bilhões anuais para iniciativas climáticas em países em desenvolvimento.
A COP28 será a primeira viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o exterior após sua cirurgia no quadril. O mandatário deve chegar ao páis entre 30 de novembro e 3 de dezembro. Ele ainda deve ir ao Qatar antes de Dubai e em sequência à conferência irá para a Alemanha.
Também devem participar Mauro Vieira (Relações Exteriores); Alexandre Silveira (Minas e Energia); Sônia Guajajara (Povos Indígenas); Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar); Jader Filho (Cidades); Celso Sabino (Turismo) e Cida Gonçalves (Mulheres).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.