Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Brasil

Inteligência da PF monitora fronteira em meio à disputa da Venezuela e Guiana pelo Essequibo

Monitoramento vai abastecer o governo com relatórios de inteligência e pode embasar eventuais decisões do presidente Lula

Inteligência da PF monitora fronteira em meio à disputa da Venezuela e Guiana pelo Essequibo

Foto: Romeu Lima Fotografia/Divulgação/Arquivo

Por: Metro1 no dia 04 de dezembro de 2023 às 10:07

Atualizado: no dia 04 de dezembro de 2023 às 12:17

O setor de inteligência da Polícia Federal acompanha a situação da fronteira brasileira em meio ao aumento da tensão entre Venezuela e Guiana, em disputa pelo território de Essequibo. A informação foi divulgada pela CNN Brasil. 

Na última quinta-feira (1º), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, já havia anunciado para a CNN Brasil o aumento do efetivo do Exército Brasileiro para o patrulhamento na fronteira com a Venezuela, com o reforço de mais 60 militares.

O monitoramento realizado pela PF vai abastecer o governo com relatórios de inteligência e pode embasar eventuais decisões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pediu “bom senso” aos dois países no último fim de semana.

Essequibo é um território de 160 mil km², que corresponde a  74%  da Guiana e é disputado entre os países por mais de um século, apesar dele estar sob o controle da Guiana desde o fim do século 19. Ambos os Estados utilizam de documentos internacionais para justificar o direito sobre a terra.

Os eleitores da Venezuela aceitaram que o país crie um novo estado com a incorporação de Essequibo ao território, durante um referendo que ocorreu neste domingo (3).