Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lewandowski viaja a Mossoró neste domingo para acompanhar busca a fugitivos

Brasil

Lewandowski viaja a Mossoró neste domingo para acompanhar busca a fugitivos

Ministro da Justiça se reunirá com chefes das equipes que procuram detentos que fugiram de penitenciária federal; ele estará acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza

Lewandowski viaja a Mossoró neste domingo para acompanhar busca a fugitivos

Foto: Tom Costa/MJSP

Por: Metro1 no dia 17 de fevereiro de 2024 às 18:00

Atualizado: no dia 17 de fevereiro de 2024 às 18:43

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, irá neste domingo (18) a Mossoró (RN) para acompanhar as buscas por dois detentos que fugiram da penitenciária federal. O ministro estará acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza.

Segundo o Ministério da Justiça, há 300 agentes mobilizados na recaptura dos detentos, entre eles policiais federais, policiais rodoviários federais e policiais estaduais. Lewandowski deve se reunir com os chefes das equipes de buscas.

O Ministério da Justiça afirma que há duas investigações em curso a respeito da fuga. Uma delas, que é de caráter administrativo e apura quem são os responsáveis pela fuga, pode render um processo administrativo. Já a Polícia Federal investiga eventuais responsabilidades criminais de quem teria facilitado a fuga dos dois detentos.

O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou que “podemos classificar uma situação dessa como crise no sistema prisional, porque é um caso inusitado”, durante uma entrevista coletiva concedida em Mossoró. Garcia disse à imprensa que a recaptura dos fugitivos é a prioridade no momento. “Temos várias equipes e vários recursos 24 horas por dia empenhados nessa busca”, pontuou.