
Brasil
Lewandowski viaja a Mossoró neste domingo para acompanhar busca a fugitivos
Ministro da Justiça se reunirá com chefes das equipes que procuram detentos que fugiram de penitenciária federal; ele estará acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza

Foto: Tom Costa/MJSP
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, irá neste domingo (18) a Mossoró (RN) para acompanhar as buscas por dois detentos que fugiram da penitenciária federal. O ministro estará acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza.
Segundo o Ministério da Justiça, há 300 agentes mobilizados na recaptura dos detentos, entre eles policiais federais, policiais rodoviários federais e policiais estaduais. Lewandowski deve se reunir com os chefes das equipes de buscas.
O Ministério da Justiça afirma que há duas investigações em curso a respeito da fuga. Uma delas, que é de caráter administrativo e apura quem são os responsáveis pela fuga, pode render um processo administrativo. Já a Polícia Federal investiga eventuais responsabilidades criminais de quem teria facilitado a fuga dos dois detentos.
O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou que “podemos classificar uma situação dessa como crise no sistema prisional, porque é um caso inusitado”, durante uma entrevista coletiva concedida em Mossoró. Garcia disse à imprensa que a recaptura dos fugitivos é a prioridade no momento. “Temos várias equipes e vários recursos 24 horas por dia empenhados nessa busca”, pontuou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.