
Política
Secretário nacional de Políticas Penais cita “crise no sistema prisional” após fuga de presos em Mossoró
Garcia disse à imprensa que a recaptura dos fugitivos é a prioridade no momento; estão sendo empregadas aeronaves de forças de segurança nacional e estaduais, além de drones com tecnologia para aferição de temperatura corporal

Foto: Pedro Dutra/Secom ES
O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou que “podemos classificar uma situação dessa como crise no sistema prisional, porque é um caso inusitado”, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (15), em Mossoró (RN).
De acordo com a CNN, Garcia disse à imprensa que a recaptura dos fugitivos é a prioridade no momento. “Temos várias equipes e vários recursos 24 horas por dia empenhados nessa busca”, pontuou. O secretário se refere à fuga de dois detentos do presídio de segurança máxima situado no Rio Grande do Norte. Os presos, que possuem ligação com o Comando Vermelho.
Estão sendo empregadas aeronaves de forças de segurança nacional e estaduais, além de drones com tecnologia para aferição de temperatura corporal, o que pode ajudar na localização dos procurados. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) monitora todas as vias sob sua jurisdição. Cerca de 100 agentes da PRF e outros 100 policiais federais estão empenhados nas buscas.
Essa foi a primeira fuga da história em prisões federais. Os dois fugitivos, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, escaparam pelo teto das celas na madrugada de quarta-feira (14), de acordo com informações, por volta de 3h, os dois saíram pelo teto das celas arrancando uma estrutura metálica de alumínio e cabos de energia ligados à iluminação da cela.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.