Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

CC, CV e mais 70 facções estão presentes nos presídios do Brasil

Novo mapeamento sigiloso foi feito pelo Ministério de Justiça e Segurança Público

CC, CV e mais 70 facções estão presentes nos presídios do Brasil

Foto: Pixabay

Por: Metro1 no dia 02 de março de 2024 às 15:06

Mapeamento sigiloso feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública aponta que há ao menos 72 facções criminosoas nas prisões do Brasil. O documento foi obtido pelo jornal Estadão e analisa informações enviadas pelas agências de inteligência penitenciária dos estados e do Distrito Federal.

O Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) estão presentes em todos os estados e há também uma rede de alianças e de tensões que diversas vezes ocasiona rebeliões sangrentas. No total, foram 114 relatórios envolvidos no mapeamento. 

O mapa ainda aponta que 70% dos presos que são vinculados a organizações criminosas em São Paulo são ligados ao PCC. Já o Comando Vermelho comanda 70% dos integrantes de grupos criminosos no Rio de Janeiro.

“Um ambiente prisional superlotado, sem controle dos procedimentos, com forte presença de celulares, ou seja, um ambiente em desordem em que o Estado não controla as ações, propicia espontaneamente o surgimento dessas Orcrims (organizações criminosas) iniciais dentro do sistema penal”, diz um trecho do relatório da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).