Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

A cada hora, 9 mulheres denunciaram crime de stalking no Brasil em 2023

Brasil

A cada hora, 9 mulheres denunciaram crime de stalking no Brasil em 2023

Levantamento foi feito pela Folha de S. Paulo com dados oferecidos pelas secretarias de segurança pública de todos os estados, exceto Paraíba, e o Distrito Federal

A cada hora, 9 mulheres denunciaram crime de stalking no Brasil em 2023

Foto: Depositphotos/ Reprodução Agência Câmara dos Deputados de Notícias

Por: Metro1 no dia 31 de março de 2024 às 13:00

Em 2023, o Brasil registrou 93,1 mil casos de stalking, sendo 79,7 mil deles envolvendo mulheres, ou seja, a cada hora, nove mulheres denunciaram o crime.  

Os dados foram divulgados neste sábado (30), em um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo a partir de boletins de ocorrência enviados pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, por meio da Lei de Acesso à Informação, e com dados oferecidos pelas secretarias de segurança pública de todos os estados, exceto Paraíba, e o Distrito Federal.

As denúncias que envolvem mulheres representaram 85,7% de todos os casos de perseguição no Brasil no ano passado. Já homens representaram 14,3% de todas as ocorrências de stalking no último ano —13,3 mil.

Stalking, a palavra em inglês para “perseguição”, é crime desde 2021, de acordo com o Código Penal brasileiro. Seguindo a sugestão do nome, consiste em uma série de comportamentos repetitivos e que privam ou invadem a vítima de liberdade. 

Se denunciado, o criminoso poderá sofrer uma pena de seis meses a dois anos.