Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Itamaraty condena invasão da embaixada do México pelo Equador

Brasil

Itamaraty condena invasão da embaixada do México pelo Equador

De acordo com a pasta, a ação não atende os tratados internacionais que fazem dos locais de Missão Diplomática invioláveis

Itamaraty condena invasão da embaixada do México pelo Equador

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 06 de abril de 2024 às 15:00

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou em nota que condena a invasão, por parte de forças policiais equatorianas, da Embaixada do México em Quito, capital do Equador. Segundo o comunicado emitido pelo Itamaraty neste sábado (6), a ação violou tratados internacionais.

“A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas que, em seu artigo 22, dispõe que os locais de uma Missão diplomática são invioláveis, podendo ser acessados por agentes do Estado receptor somente com o consentimento do Chefe da Missão”, diz trecho da nota. 

A polícia do Equador invadiu a embaixada do México em Quito nesta sexta-feira (5) e prendeu Jorge David Glas Espinel, o ex-vice-presidente equatoriano que vivia na embaixada desde dezembro do ano passado condenado duas vezes por corrupção, em um dos casos envolvendo a Odebrecht, em que deveria cumprir 6 anos de prisão.

“A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização”, disse o Itamaraty. ‎” O governo brasileiro manifesta, finalmente, sua solidariedade ao governo mexicano”, concluiu o MRE.