Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Eclipse total do sol acontece na segunda com transmissão pelo YouTube do MCTI

Brasil

Eclipse total do sol acontece na segunda com transmissão pelo YouTube do MCTI

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta

Eclipse total do sol acontece na segunda com transmissão pelo YouTube do MCTI

Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Por: Metro1 no dia 07 de abril de 2024 às 15:37

O eclipse solar total de 2024 ocorrerá nesta segunda-feira (8). Este fenômeno astronômico será visível nos três países da América do Norte - Canadá, Estados Unidos e México. Além disso, poderá ser observado de forma parcial em quase toda a América Central e em uma faixa da Europa Ocidental. Infelizmente, o Brasil ficará de fora desta vez, pois a América do Sul não está na trajetória do eclipse.

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta. De acordo com o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52, no horário do Brasil. Os melhores lugares do mundo para vê-lo serão no norte do México, no Texas, no sul dos EUA e o leste do Canadá.

Para que os brasileiros possam acompanhar as fases do fenômeno desta segunda-feira, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo a partir de 12h30, pelo seu canal no YouTube.

A previsão é que a transmissão em tempo real mostre todas as fases parciais do espetáculo da natureza até o alinhamento total da Lua, da Terra e do Sol, mas dependerá apenas das condições climáticas, em cada localidade.