Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Uerj concede título de doutora honoris causa a ministra Sonia Guajajara

Brasil

Uerj concede título de doutora honoris causa a ministra Sonia Guajajara

Ministra é primeira indígena a receber honraria da universidade

Uerj concede título de doutora honoris causa a ministra Sonia Guajajara

Foto: Divulgação/Governo Federal

Por: Metro1 no dia 08 de abril de 2024 às 16:03

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concedeu, na última sexta-feira (5), o título de doutora honoris causa à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Ela é a primeira indígena a receber a honraria da instituição e também o primeiro Honoris Causa concedido por uma universidade brasileira à ministra. O geógrafo Pedro Geiger também recebeu o título.  

De acordo com a Uerj, a decisão de conceder o título à ministra, integrante do povo guajajara, acontece, dentre outros motivos, como forma de reforçar o compromisso social com a reparação histórica com os povos originários. Além de ser um reconhecimento ao trabalho de Sonia na promoção da justiça social. 

Enquanto o geógrafo, Pedro Geiger, que também obteve o título de doutor honoris causa, trabalhou por mais de 40 anos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi professor visitante da Uerj. Ele também apresentou uma proposta de divisão do Brasil em regiões geoeconômicas que não considerava apenas os aspectos físicos do país, segundo a Uerj.