Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Polícia investiga sumiço de armas da sede da GCM de Cajamar, em São Paulo

Brasil

Polícia investiga sumiço de armas da sede da GCM de Cajamar, em São Paulo

Sala que guarda material não tinha câmeras

Polícia investiga sumiço de armas da sede da GCM de Cajamar, em São Paulo

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cajamar

Por: Metro1 no dia 11 de abril de 2024 às 10:55

Atualizado: no dia 11 de abril de 2024 às 12:18

A Polícia Civil de São Paulo está investigando o sumiço de 26 armas da base da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cajamar. O desaparecimento dos equipamentos teria ocorrido no mês passado, mas a denúncia foi registrada apenas nesta terça-feira (9). 

Segundo o boletim de ocorrência, a última contabilização no depósito foi realizada entre 19 e 23 de janeiro. Todas as armas estavam aptas para uso e com brasão da corporação. Elas estavam aguardando manutenção, limpeza e estocagem.Todos os subinspetores e inspetores da GCM têm cópias das chaves e acesso liberado ao depósito de armas desde outubro de 2021. 

No documento também é relatado que a fechadura do depósito estava danificada "talvez por mau uso da chave de acesso", em 26 de fevereiro. O depósito também não é monitorado por câmeras de segurança.
Em nota, a prefeitura de Cajamar comunicou o afastamento dos agentes envolvidos na guarda e vigilância das armas.

Além disso, foi instaurada uma sindicância desde o início do caso, conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça, “para investigar todos os eventos relacionados ao incidente”. Todas as investigações pertinentes estão sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil, após o registro do boletim realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

O caso se assemelha ao do furto do Arsenal de Guerra do Exército, de São Paulo, em Barueri. Em setembro do ano passado, 21 armas sumiram do local. Militares e civis acusados pelo sumiço do material de guerra foram indiciados.