Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

X diz ao STF que enviou decisões de Alexandre Moraes ao Congresso dos EUA

Brasil

X diz ao STF que enviou decisões de Alexandre Moraes ao Congresso dos EUA

A solicitação foi feita pelo político republicano Jim Jordan

X diz ao STF que enviou decisões de Alexandre Moraes ao Congresso dos EUA

Foto: Unsplash

Por: Metro1 no dia 16 de abril de 2024 às 15:26

Os advogados do X (antigo Twitter) no Brasil informaram ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que a sede da empresa nos EUA enviou, na última sexta-feira (12), ao Congresso norte-americano um compilado das decisões do ministro, para derrubar perfis e conteúdos na rede social. 

A solicitação foi feita pelo político republicano Jim Jordan, presidente do Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos EUA. Em ofício enviado à sede do X, ele solicitou todas as decisões de Moraes relacionadas: à moderação, exclusão, supressão, restrição ou redução da circulação de conteúdo; à remoção ou bloqueio de contas; e ao desenvolvimento, execução ou aplicação das políticas de moderação de conteúdo.

Os advogados do X no Brasil afirmam que só fornecerão informações a Moraes enviadas da sede da plataforma nos Estados Unidos. “X BRASIL se compromete a transmitir a Vossa Excelência quaisquer informações sobre o tema que venha a receber da X Corp., em cumprimento ao seu dever de transparência e lealdade processual”, diz a petição.

No dia 6, o bilionário acusou Moraes de censura e disse que reativaria perfis na rede suspensos por ordens judiciais. A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República informou nesta sexta-feira (12) que decidiu suspender novas campanhas de publicidade com a rede social X, antigo Twitter.