Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Rio Guaíba em Porto Alegre ultrapassa nível de alerta e corre risco de inundação, alerta MetSul

Brasil

Rio Guaíba em Porto Alegre ultrapassa nível de alerta e corre risco de inundação, alerta MetSul

Estado já decretou situação de calamidade pública nesta quarta-feira (1º)

Rio Guaíba em Porto Alegre ultrapassa nível de alerta e corre risco de inundação, alerta MetSul

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 02 de maio de 2024 às 08:47

O Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, ultrapassou a cota de alerta e corre risco de inundação, em decorrência das fortes chuvas que assolam o local. O rio é a principal via fluvial que atravessa o estado, na manhã desta quinta-feira (2) foi registrado o nível de 2,63 metros, acima do limite prudencial de 2,5 metros. 

De acordo com o portal de meteorologia MetSul, o aumento no volume do Rio começou nesta quarta-feira (1º). A estimativa é que o pior da cheia deve ocorrer no final de semana. As autoridades locais já começaram a usar estratégias para a contenção da cheia e evacuação de localidades próximas. 

O Corpo de Bombeiros local determinou que a população deixe as margens dos rios Taquari, Sinos Gravataí, Caí, Jacuí e Ibicuí, além da encosta de morros ou terrenos muito inclinados, de acordo com o portal Correio do Povo. Além de indicarem a evacuação de alguns bairros de Porto Alegre. A Defesa Civil do estado também alertou para inundação no Rio Gravataí, que cruza municípios da região metropolitana gaúcha.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) decretou estado de calamidade pública após mais de 100 municípios do estado serem impactados por temporais. O decreto foi publicado ainda na noite desta quarta-feira (1º)  em edição extra do Diário Oficial e deve permanecer em vigor por 180 dias.

Até o momento, as chuvas causaram oito mortes e 21 pessoas estão desaparecidas. Segundo a Defesa Civil, 104 cidades registraram problemas em razão da chuva. Além disso, 198 pessoas estão tendo que ficar em abrigos e 95 estão desalojadas.