Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Historiadora denuncia conteúdo antissemita em vestibular do Ceará

Brasil

Historiadora denuncia conteúdo antissemita em vestibular do Ceará

Prova foi aplicada no último domingo (28) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); uma das questões denunciadas foi anulada

Historiadora denuncia conteúdo antissemita em vestibular do Ceará

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 02 de maio de 2024 às 11:29

Atualizado: no dia 02 de maio de 2024 às 12:21

A antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz apontou antissemitismo em uma questão da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará. A prova foi aplicada no último domingo (28).

A questão citada pela historiadora trazia a discussão de um trecho do livro "Inferno: o mundo em guerra 1939-1945”, de Max Hastings". Era pedido ao candidato apontasse, entre três afirmações, qual estava correta sobre o assunto. A opção classifica como correta pela banca era a número I e dizia que "o extermínio dos judeus foi uma decisão antieconômica na medida em que sua mão de obra escrava poderia ter sido mais bem explorada pelos alemães".

Após denúncias, a comissão responsável pelo processo seletivo decidiu anular a questão. Além delas, outras duas também foram denunciadas pela mesma razão. 

Em publicação no X, antigo Twitter, Lilia disse que a "prova mais parece um teste para aferir a capacidade de ser antissemita” e que as questões “relativizavam o holocausto e a história dos povos judeus”. "Como? Vamos justificar mão de obra escravizada e minimizar as câmaras de gás criadas para exterminar judeus e a oposição ao nazismo? [...] Não existe alternativa certa quando se justifica escravização e trabalhos forçados. Com sinceridade, olhando para o lado que se olhar, ando cética com essa nossa humanidade que vai produzindo ódio, mortes, e polarização pelas beiradas e pelo centro", disse a historiadora.

Confira a publicação: