Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 19 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo brasileiro nega ter dispensado ajuda do Uruguai para resgate às vítimas do Rio Grande do Sul

Brasil

Governo brasileiro nega ter dispensado ajuda do Uruguai para resgate às vítimas do Rio Grande do Sul

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o secretário executivo do Rio Grande do Sul, José Henrique Medeiros Pires, disse que o governo do Uruguai havia dado luz verde para o pedido de empréstimo

Governo brasileiro nega ter dispensado ajuda do Uruguai para resgate às vítimas do Rio Grande do Sul

Foto: FAU/Divulgação

Por: Metro1 no dia 08 de maio de 2024 às 17:11

O Palácio do Planalto divulgou uma nota nesta quarta-feira (8) afirmando que o governo brasileiro não recusou ajuda do Uruguai para as operações de socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O Palácio do Planalto esclareceu que o Uruguai também ofereceu um modelo específico de avião que não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o secretário executivo do Rio Grande do Sul, José Henrique Medeiros Pires, disse que o governo do Uruguai havia dado luz verde para o pedido de empréstimo de duas lanchas motorizadas com os tripulantes. Além de dois drones para buscas de pessoas isoladas com os operadores e de um avião Lockheed KC Hércules, que serviria para levar as lanchas a região e transportar doações humanitárias.

Ainda segundo Pires, as informações “extraoficiais” do Comando Operacional da região, liderado pelo Exército, era que a ajuda “não era necessária”. Em caráter reservado à CNN Brasil, fontes do governo federal reclamaram a postura do governo gaúcho, que divide as responsabilidades dos resgates com as Forças Armadas e um efetivo enviado pelo governo federal.

A nota oficial do governo brasileiro disse ainda que um helicóptero emprestado pelo país vizinho e amigo está em operação no estado e que o aparelho é “de grande valia para” o auxílio dos socorristas. “O Brasil é grato ao Uruguai pelo pronto-auxílio. São falsas, portanto, as notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai ou qualquer outro país. Todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, serão analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas.”