
Brasil
Após confirmação de fraude, ex-BBB Matteus é denunciado ao MP
Vice-campeão do 'BBB 24' foi aprovado em Engenharia Agrícola nas vagas destinadas a cotistas no IFFar

Foto: Reprodução/BBB/TV Globo
O participante do Big Brother Brasil 2020, Matteus Amaral, burlou o sistema de cotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Nesta sexta-feira (14), o ex-bbb foi denunciado ao Ministério Público por falsidade ideológica. A informação foi divulgada pela revista Contigo!
De acordo com o IFFar, Matteus A ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola, em 2014, em vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. As informações constam no Edital no 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção desse curso naquele ano.
Na época, não havia o processo de heteroidentificação, método para identificar a etnia/raça de um candidato que disputa uma vaga de concurso ou vestibular, e era necessário alguma denúncia para que a universidade tomasse conhecimento do caso e instaurasse um processo administrativo.
Caso o MP aceite a denúncia, será realizada uma investigação contra Matteus. Em caso de condenação, uma pena de até cinco anos de reclusão pode ser aplicada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.