Brasil
Após caso Silvio Almeida, governo lança plano de enfrentamento ao assédio
A portaria foi assinada no DOU (Diário Oficial da União) pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O governo federal publicou nesta terça-feira (01) no Diário Oficial da União o Plano Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública. O plano visa "desenvolver um conjunto de ações coordenadas para prevenir o assédio e a discriminação" na administração pública federal. A iniciativa foi publicada após as acusações de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.
Ex-ministro dos Direitos Humanos, Almeida foi demitido no início de setembro após acusações de assédio se tornarem públicas pela imprensa. A ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, confirmou a colegas ter sido uma das vítimas. Ele foi substituído por Macaé Evaristo, mas nega as acusações.
De acordo com a portaria, será assegurado o sigilo dos dados pessoais dos denunciantes. O texto do programa, assinado pela ministra da Gestão Esther Dweck, diz que o programa deve dedicar “atenção especial” para grupos historicamente vulnerabilizados, como mulheres, pessoas negras, indígenas, idosas, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.