
Brasil
Baiano de 2 anos entra em sociedade de alto QI
Segundo o censo de 2022 do IBGE, há 38.019 estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação no Brasil, sendo 1.698 na Bahia, com 10 em Feira de Santana

Foto: Reprodução/ Tv Bahia
O baiano de apenas 2 anos, Benjamin Lustosa, nascido em Feira de Santana, é agora reconhecido como uma das 1.698 pessoas superdotadas identificadas na Bahia. Benjamin se tornou o mais novo brasileiro a ingressar na Intertel, sociedade internacional que reúne indivíduos com alto Quociente de Inteligência (QI).
Antes de completar dois anos, o garoto começou a falar, andar, ler e escrever, inclusive em inglês, superando a média das crianças e surpreendendo sua família. Ele também já frequenta escola regularmente.
A criança foi encaminhada a uma neuropsicóloga, e a avaliação indicou que o QI de Benjamin é de 133 pontos. O QI médio da população brasileira é de 87 pontos. Benjamin tem recebido suporte de especialistas para aprender a lidar com suas altas habilidades.
A superdotação é reconhecida quando um indivíduo apresenta desenvolvimento acima do esperado para sua idade ou para a população em uma ou mais áreas. Segundo o censo de 2022 do IBGE, há 38.019 estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação no Brasil, sendo 1.698 na Bahia, com 10 em Feira de Santana.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.