
Brasil
Cármen Lúcia defende mais participação de eleitores maiores de 70 anos
Menos de 50% dos eleitores acima de 70 anos votaram em outubro

Foto: Reprodução/TSE
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, defendeu na segunda-feira (9) a ampliação da participação de eleitores acima de 70 anos nas eleições de 2026. Segundo ela, menos de 50% desse público votou no segundo turno das eleições deste ano, onde o voto é facultativo para essa faixa etária.
A ministra Cármen Lúcia apresentou o relatório final sobre as eleições municipais de outubro, destacando as causas do aumento da abstenção no segundo turno, que atingiu 29,26%. Ela mencionou que menos de 50% dos eleitores com mais de 70 anos compareceram e sugeriu campanhas para incentivar a participação dos idosos.
"Isso joga luz sobre os preconceitos que nós temos no Brasil, como o etarismo, em que a pessoa com mais de 70 anos não é convidada a votar com afinco, como fazemos com o eleitorado jovem. Nós temos depoimentos de eleitores que chegam para votar, a despeito das nossas campanhas de providências para acessibilidade, e são destratados nas filas", afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.