Terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

"Resgatar o pensamento de Marighella é importante para construir um Brasil diferente", diz Don L sobre recuperação de casa onde político viveu

Brasil

"Resgatar o pensamento de Marighella é importante para construir um Brasil diferente", diz Don L sobre recuperação de casa onde político viveu

Campanha de arrecadação pretende investir em espaço para realização de atividades culturais e formação política

"Resgatar o pensamento de Marighella é importante para construir um Brasil diferente", diz Don L sobre recuperação de casa onde político viveu

Foto: Bel Gandolfo/Divulgação

Por: Luanda Costa no dia 10 de dezembro de 2024 às 18:37

Atualizado: no dia 11 de dezembro de 2024 às 14:39

Nesta terça-feira (10), ocorre em São Paulo, a partir das 18h, um evento de arrecadação de recursos para a restauração da casa do escritor e guerrilheiro que lutou contra ditadura militar brasileira, Carlos Marighella. O espaço recuperado, que fica em Salvador, no Bairro da Baixa dos Sapateiros irá sediar o Instituto Carlos Marighella e Clara Charf.

A data também marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos. No evento, haverá a apresentação DJ KL Jay, dos Racionais MC’s, dos rappers Don L e Rashid e da cantora Fabiana Cozza. O Instituto Carlos Marighella e Clara Charf abrigará toda a documentação referente ao político e poeta, além de um auditório, centro de pesquisa e um espaço para exposições temporárias.

Ao Metro1, o rapper Don L afirmou que Marighella "é uma figura que hoje em dia faz muita falta para pensar em uma construção de um país realmente diferente, pós-colonial", sendo para o artista uma figura central no seu último álbum Roteiro Pra Aïnouz, Vol. 2, lançado em 2021. Ele ainda analisa aspectos da atual conjuntura política do país desde o  período ditatorial, quando o guerrilheiro ficou conhecido. "O Brasil é um local forçado a um discurso de reconciliação constante, como se existisse alguma conciliação de classes possível: esse movimento é sempre um extermínio. Marighella é uma das figuras que pegou em armas para mudar essa realidade", comenta.

O compositor acredita que a mobilização para a reconstituição da Casa Carlos Marighella é positivamente simbólica. "É muito importante o resgate da ética do Marighella com esse projeto. Essa casa, além de ser um espaço que pode trabalhar com a formação política das pessoas, pode também trazer a cultura em um aspecto mais subjetivo. Toda arte é política, inerentemente. O evento de arrecadação contribui para evidenciar isso".

Como um dos artistas e compositores convidados, ele pontua que a música está completamente atrelada a essa atitude, tendo em vista que "esta é uma causa que diz respeito a mudar a realidade e contribuir para a construção coletiva de sonhos", pontua. Ele destaca o papel do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST),  principal idealizador da iniciativa. "O MST pensa nos movimentos sociais como um motor de acolhimento e oportunidade", finaliza.