
Brasil
Rio de Janeiro sediará cúpula do Brics em julho deste ano
Encontro dos chefes de Estado do bloco acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, reunindo líderes de 20 países

Foto: Reprodução
Rio de Janeiro sediará cúpula do Brics em julho deste ano
Publicado em 15 de fevereiro de 2025
A cúpula dos chefes de Estado do Brics será realizada no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em um vídeo publicado neste sábado (15) nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes. A reunião reunirá representantes dos 20 países que integram o bloco, incluindo membros plenos e parceiros, como Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã. O Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics em 1º de janeiro.
Em novembro do ano passado, a capital fluminense já havia recebido a cúpula do G20. Paes também voltou a defender o reconhecimento do Rio de Janeiro como "capital honorária" do Brasil, em proposta formalizada pela prefeitura no início do mês. O título teria valor simbólico e reforçaria a imagem da cidade como um dos principais cartões-postais do país.
Para a organização do evento, a prefeitura criou o Comitê Rio Brics, responsável por coordenar atividades até o final de 2025. O grupo participará de fóruns e comissões nacionais e internacionais, abordando temas estratégicos para os países membros. A realização da cúpula reforça a posição do Brasil na cooperação internacional e consolida o Rio de Janeiro como um dos principais polos de eventos globais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.